Comunicação

7 Agosto 2023

Justiça e Economia - Círculo realizou a a sétima edição dos Diálogos

Notícias
Justiça e Economia -  Círculo realizou a a sétima edição dos Diálogos

No passado dia 22 de junho, com inscrições esgotadas, o Círculo de Advogados de Contencioso reuniu no salão nobre do Hotel Palácio do Estoril Advogados e Juízes, no sétimo encontro Diálogos Magistrados Advogados.

Foi uma edição muito participada e aos diversos painéis era pedido que refletissem sobre o binómio Justiça e Economia. Pretendia-se saber quais os impactos da justiça na atividade económica. Foi mais um desafio lançado pelo Círculo, o de saber se o contencioso (essencialmente cível) e a economia andavam a par e passo.

Depois de uma breve abertura, levada a efeito pelo Presidente da Direção, Tito Arantes Fontes, entrou-se na ordem de trabalhos.

No primeiro painel, Gonçalo Saraiva Matias, da Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Juiz Desembargador Manuel Ramos Soares trouxeram os números da justiça para a discussão. Impressionou, por um lado, o número avassalador de processo existentes, mas, pela positiva, pôde-se constatar que Portugal tem vindo a recuperar o backlog existente em termos de número de processos por decidir. Por outro lado, nas suas diversas métricas, o país está dentro da média. Porém, o sinal que ficou é o de que há ainda muito por fazer, não sendo a falta de Juízes ou de Advogados a grande responsável por uma evolução que poderia ser mais eficaz.

Esta tónica da economia e justiça continuou no painel seguinte, dedicado à especialização dos tribunais (juízos de comércio e juízos de execução), moderado pelo Advogado Francisco Colaço, com a participação da Juíza Desembargadora Maria de Fátima Reis Silva, da Advogada Mafalda Ferreira Santos e do Solicitador António Brás Duarte.

Após o almoço, para debater a avaliação do ilícito e do dano, sob a moderação da Advogada Carla Borges juntaram-se a Juíza Conselheira Maria dos Prazeres Beleza, o Juiz de Direito Tomás Núncio, o Advogado Joaquim Taveira da Fonseca e a Professora da Faculdade de Direito de Lisboa Catarina Monteiro Pires.

Após um coffee break, José Manuel Galo Tomé de Carvalho, Juiz Desembargador, Pedro Leitão de Vasconcelos e Pedro Caetano Nunes, ambos Advogados e Professores universitários, sob a moderação do Advogado Filipe Vaz Pinto, discutiram o preço da justiça.

Os participantes em cada um dos painéis optaram, de forma geral, por privilegiar o diálogo, com a cuidada coordenação de cada moderador, tendo estes últimos tido trabalho redobrado, pois foi necessário um grande esforço para cumprir com o programa, face às intervenções da audiência e às questões colocadas aos participantes. Foi aliás este um bom espelho do interesse e atualidade dos diversos temas trazidos à discussão.

No final, a Advogada Maria José de Tavares, pela Direção do Círculo de Advogados de Contencioso, fez o sumário do longo e proveitoso dia de trabalho, com o que encerrou mais uma edição do “Diálogos”.

O Círculo de Advogados de Contencioso deixa uma palavra de agradecimento a todos os que colaboraram neste evento, muito especialmente aos patrocinadores Deloitte e Lenovo.

As fotografias da sétima edição dos Diálogos, encontram-se disponiveis  aqui .

Partilhar

Mais Notícias

1 Setembro 2023
20 Abril 2023
Conferência Diálogos Magistrados Advogados - 7ª Edição
Notícias
O Círculo de Advogados do Contencioso volta a encontrar-se no próximo dia 22 de junho para a 7ª ed...
29 Janeiro 2023
Tito Arantes Fontes, Líder do Círculo de Advogados de Contencioso, em entrevista ao Público
Artigos
Tito Arantes Fontes, Presidente da Direção do Círculo de Advogados de Contencioso, por ocasião da ...
O Círculo
O Círculo
A associação tem por objeto essencial promover a reflexão, debate e divulgação de temas relacionados com contencioso civil e comercial, nas vertentes jurídica, social e económica, visando dar um contributo para a melhoria do sistema da justiça.