O Círculo de Advogados de Contencioso organizou o IX Encontro Diálogos Magistrados Advogados no Centro de Congressos do Estoril. O encontro, que teve abertura pela Ministra da Justiça, Rita Júdice, juntou mais de uma centena e meia de Advogados e de Magistrados, todos com o propósito de discutir o fenómeno das ações coletivas, que está a crescer a um ritmo muito assinalável em Portugal.
Participaram no primeiro painel, moderado pela Advogada Sofia Vaz Sampaio, o Juiz Federal Lewis Liman e o Advogado Roger Cooper, que se deslocaram de NY para o efeito, e ainda Rita Samoreno Gomes, Advogada. Este painel, onde se discutiu a comparação dos dois sistemas, deu o mote de qualidade elevada para o seguinte, sobre cálculo do dano, no qual participaram os Economistas Helder Vasconcelos e Joaquim Paulo, bem como a Professora e Advogada Maria de Lurdes Pereira, todos moderados pelo também Advogado André Navarro de Noronha.
Os trabalhos foram retomados (após um excelente almoço) para discussão de questões processuais em ações coletivas. Muito participado pela audiência, este painel foi moderado pelo Advogado Ricardo Guimarães, contando com a muito viva intervenção dos oradores, Juiz Nuno de Lemos Jorge, Advogado Frederico Bettencourt Ferreira e Professor e Advogado Miguel Sousa Ferro.
Antes do encerramento, Caetana Pulido Carvalho e Diogo Pinto lançaram o desafio às novas gerações de Advogados de Contencioso para aderirem ao Círculo -40. A fechar, Rita Cruz, membro da Direção do Círculo, fez o balanço de um dia de trabalho bem preenchido e frutífero.
Muito obrigado a todos os intervenientes. Fizeram do Encontro Diálogos 2025 talvez o melhor de sempre.
Bem-haja a toda a Direção. Cada um à sua maneira contribuiu para que os Diálogos 2025 fossem um sucesso!
É agora tempo para, com a fasquia muito alta, pensar nos Diálogos 2026!