Comunicação

1 Julho 2024

Realizou-se o VIII Encontro "Diálogos Magistrados Advogados

Notícias
Realizou-se o VIII Encontro "Diálogos Magistrados Advogados

Realizou-se no passado dia 28 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, o VIII encontro Diálogos Magistrados Advogados, subordinado ao tema “Bloqueios na Justiça Civil e Comercial.

O evento teve casa cheia, com ampla participação de magistrados e advogados. Pela primeira vez participaram oradores internacionais, os quais, em conjunto com um painel muito relevante de juizes, advogados, procuradores, académicos e especialistas em tecnologia, analisaram o fenómeno e procuraram soluções.

Com a moderação do Advogado João Maria Pimentel, começou-se por compreender os números da justiça, através do olhar clínico do Professor Gonçalo Saraiva Matias, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, confrontado com o conhecimento e experiência direta do Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Dr. Artur Cordeiro.

De seguida, procurou-se perceber como é que a Irlanda, que esteve sujeita a intervenção externa, (como o nosso país), procurou resolver o estigma dos bloqueios da justiça, para seguidamente, debater-se os problemas e as soluções nos juízos centrais e no Tribunal do Comércio. Tudo isto, num painel moderado pela Dra. Mafalda Ferreira dos Santos, com a experiência e o conhecimento dos Juízes Fernando Taínhas e Cláudia Loureiro, complementados com a versada visão do Advogado do Nuno Lousa.

Após o almoço – que foi alías de excelente qualidade – procuraram-se soluções através da tecnologia, com o profundo conhecimento e moderação do Professor Luís Barreto Xavier, o Desembargador João Ferreira e o Sr. Procurador Carlos Pinho, todos com largo trabalho desenvolvido neste novo – e muitas vezes assustador - desafio do conhecimento. Neste âmbito, foi ainda importante a contribuição dos representantes da Deloitte e da Noesis, especialistas em IA.

A encerrar, através do painel moderado pela Dra. Mariana Soares David, com a Sra Desembargadora Ana Cardoso, a Dra. Cátia Cebola e o Dr. Marcelo Perlman, analisou-se o caminho da Mediação, como forma de desbloquear a justiça.

O Círculo espera assim que, com este evento, tenha contribuído para melhorar o funcionamento da justiça, sendo este um dos principais atributos desta instituição.

Partilhar

Mais Notícias

24 Maio 2024
Conferência Diálogos Magistrados Advogados - 8ª Edição
Notícias
O Círculo de Advogados do Contencioso vai reunir-se no próximo dia 28 de junho para a 8ª ed...
16 Abril 2024
Assembleia Geral Anual do Círculo
Notícias
Realizou-se no passado dia 10 de Abril, a Assembleia Geral Anual do Círculo. Esta assembleia ...
O Círculo
O Círculo
A associação tem por objeto essencial promover a reflexão, debate e divulgação de temas relacionados com contencioso civil e comercial, nas vertentes jurídica, social e económica, visando dar um contributo para a melhoria do sistema da justiça.